Representando o comércio varejista de veículos, peças e acessórios para veículos, os Sincopeças do Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal acabam de oficializar seu apoio à causa da ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças requerendo, na qualidade de terceiro interessado, sua integração junto ao processo administrativo que a entidade move contra as montadoras Fiat, Ford e Volkswagen no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) por abuso de direito.
Desde abril último, a ANFAPE trava uma batalha contra a indústria automobilística. Isso porque essas empresas estão registrando o desenho industrial (DI) dos componentes visuais de seus veículos para tentar impedir, mediante o envio de notificações extrajudiciais e ações resultantes em buscas e apreensões, que os fabricantes independentes produzam e comercializem tais peças.
“A ANFAPE e todo o setor agradecem a exemplar posição adotada pelos Sincopeças desses estados, na defesa dos interesses e direitos de seus associados e de todo o segmento em geral, reconhecendo, dessa forma, os impactos que as possíveis
decisões contrárias à causa podem ocasionar”, afirma Renato Ayres Fonseca, presidente da ANFAPE.