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Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças tem como a missão incentivar o debate sobre a atuação das montadoras frente ao mercado de reposição gerando conhecimento e envolvimento de todos do segmento para a criação de propostas referencial nacional e internacional, tanto para os fabricantes como os distribuidores do mercado de reposição.
 
COMO REDUZIR OS CUSTOS NA OFICINA MANTENDO A QUALIDADE
Qualidade no atendimento e no serviço prestado é um diferencial em qualquer negócio. Porém, muitos profissionais têm dificuldade em oferecer um preço competitivo e conseguir manter as contas em ordem. A ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças – destaca alguns pontos que merecem atenção para uma administração de sucesso, com lucro e funcionários e clientes satisfeitos. Investir em tecnologia e automatização de processos Algumas etapas do trabalho podem ser potencializadas com a automatização. Isso não significa substituir a atividade humana, mas sim otimizar recursos e facilitar o trabalho dos profissionais de uma maneira geral. A tecnologia deve utilizada a favor da equipe, transformando etapas que eram realizadas manualmente em procedimentos mais práticos, como a adoção de um sistema de gestão eletrônico, por exemplo. Assim, os processos diários ficam mais rápidos e os profissionais podem se dedicar a outras tarefas mais estratégicas. Cadastro de clientes, de fornecedores, organização das finanças, estoque e agenda são alguns dos itens que podem ser gerenciados com programas de computador próprios para estas tarefas. Evitar desperdícios Gastos que podem parecer pequenos, somados ao final do mês representam um valor considerável. Montar uma planilha com custos fixos e variáveis ajuda na visualização das despesas e a entender o que deve ser cortado, reduzido ou mantido. Materiais de escritório (impressão, cópias, produtos descartáveis), energia elétrica, estoque mal planejado, contratação e demissão de funcionários, tributação, são alguns dos itens que devem ser observados de perto. Utilizar peças de qualidade Existem peças de reposição com diversas procedências e utilizar somente produtos com qualidade é um diferencial. A dica aqui é escolher as autopeças similares, oferecidas pelas fabricantes independentes, pois possuem procedência reconhecida, marca própria, garantia e chegam a custar 50% menos do que as peças originais, produzidas pelos mesmos fornecedores das montadoras. Pesquisar fornecedores e acompanhar os custos Manter-se atualizado é sempre importante. Pesquisar com frequência preços e fornecedores é fundamental para conseguir negociar prazos e descontos. A internet facilita o processo, pois é possível fazer a cotação de serviços e produtos com diversos fornecedores e comparar qual a melhor opção. Embora experiência e reputação devam ser levadas em consideração, existem muitas empresas novas que estão investindo em tecnologia e oferecem um atendimento diferenciados para ganhar um espaço no mercado. A capacidade de fornecimento é outro ponto de atenção: pontualidade na entrega e o cumprimento dos prazos são essenciais para que a oficina consiga cumprir o combinado com os clientes. Manter a manutenção e a organização em dia Manutenção inadequada de equipamentos, desorganização e movimentação constante de veículos são alguns dos principais fatores de risco em uma oficina. Para evitá-los é simples. Uma oficina organizada transmite segurança e profissionalismo aos clientes, além ser fundamental para a eficiência e dinamismo na rotina dos funcionários. É importante que cada tarefa seja realizada em uma área específica e tenha suas ferramentas próprias. A manutenção preventiva também é indispensável, pois é uma das formas mais seguras de evitar acidentes. A inspeção nos equipamentos e ferramentas de trabalho devem ser feitas regularmente. Outros itens de segurança também devem ser verificados, como mangueiras de incêndio, extintores e instalações elétricas.
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