Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças tem como a missão incentivar o
debate sobre a atuação das montadoras frente ao mercado de reposição gerando
conhecimento e envolvimento de todos do segmento para a criação de propostas
referencial nacional e internacional, tanto para os fabricantes como os distribuidores
do mercado de reposição.
ANFAPE SINALIZA COMO GARANTIR A SEGURANÇA DO CLIENTE NA HORA DA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO
A indústria automobilística é uma das mais afetadas pela crise econômica que assola o país. Mas, o setor de autopeças tem aproveitado a oportunidade para crescer, já que com o orçamento apertado é mais inteligente realizar a manutenção investindo nos itens de reposição.
A ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças – destaca que as peças similares, isto é as que são disponibilizadas pelo mercado independente, tem qualidade, preço acessível e são as melhores opções para os consumidores. Elas possuem marca própria, sendo produzidas por empresas idôneas há décadas no país.
O crescimento no setor de reposição foi confirmado por pesquisa feita pelo Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componetes para Veículos Automotores –, que identificou um incremento de 4,7% nas compras feitas direto em lojas, em comparação entre 2015 e 2014. Já para a venda de veículos, a queda foi de 25,4% comparando o faturamento no mesmo período.
Apesar do crescimento, é necessário atenção e preparo para não se iludir, pois os consumidores têm menos dinheiro para gastar e a inflação está em ascensão, fatores que podem acabar inibindo o lucro.
Roberto Monteiro, diretor-executivo da ANFAPE, acredita que cautela e bom planejamento são fundamentais, tanto para o consumidor quanto para os comerciantes. “É preciso se certificar que a peça não é roubada ou adulterada, fruto de desmanches ilegais. Promover uma ação estratégica de vendas, com um plano bem elaborado, pode ajudar a garantir a segurança dos clientes apresentando as melhores opções disponíveis no mercado independente”, comenta.